Transforme sua cozinha em uma verdadeira sala de visitas. Aproveite as dicas e receba melhor seus convidados.

21/11/2009 09:37

 

Oi gente.

Ontem não deu para postar muito trabalho graças a Deus. Mais hoje tem uma super dica vamos transformar sua cozinha em uma sala de visitas. Com os apartamentos cada vez menores temos que aproveitar ao máximo os espaços de nossa casa. Não podemos restringir receber visitas somente na sala de visitas, principalmente se quer reunir um número maior de pessoas em sua casa.
Hoje em dia é comum receber os amigos na cozinha. Esse espaço que até então ficava em segundo plano quando o assunto era receber visitas, pode transformar-se num aconchegante ambiente para conversar enquanto se prepara a comida.
Para que esse espaço seja aconchegante, primeiro é necessário que se tome o máximo de cuidado com a limpeza e organização, afinal é o local onde são preparadas as refeições e onde você pretende acomodar seus convidados. Ninguém quer grudar e nem manchar suas roupas em restos de alimentos e gotículas de gordura. Não fica legal ter visitas em sua cozinha e você ter que ficar feito louca atrás da panela ou utensílio ideal para a preparação do prato. Se tudo estiver disposto de maneira lógica, você dificilmente passará por essa “saia justa”.

A seguir darei uns truques para você deixar o espaço mais gostoso da casa superorganizado e pronto para receber bem seus convidados.

 

Uma imagem “clean” transmite limpeza além de passar conforto e segurança para o usuário.

Você sabia que numa cozinha bem organizada, a vontade de cozinhar é ainda maior? O espaço organizado economiza tempo e confere uma sensação de bem estar para dentro de casa, além dedeixá-la com um visual clean e transmitir as sensações de limpeza e conforto.

Evite o acúmulo de objetos sobre a mesa, assim o ambiente ficará mais organizado.

Se sua cozinha é pequena, tente planejar a mesa para que a mesma seja recolhida após o uso, ou seja, adquira um modelo dobrável existente no mercado e de fácil instalação.

Mantenha-o sempre organizado. Para facilitar essa organização instale divisórias e gavetas internas em seu armário, dessa forma seus utensílios ficarão mais organizados e serão encontrados com mais facilidade.

Para otimizar a preparação de alimentos, esses móveis devem permanecer próximos. Mantenha-os sempre limpos, pois terão contatos diretos com seus alimentos.

A fim de manter esse cômodo sempre impecável, vale a pena adotar algumas medidas práticas na disposição dos utensílios, como:

  • Praticidade em primeiro lugar, sendo assim, mantenha objetos de uso diário dentro dos armários de fácil acesso, e devem ficar sempre a frente dos demais. Por exemplo,  temos sempre aquelas xícaras que reservamos para as visitas, e no dia a dia, acabamos usando as canecas.
  • Separe os utensílios por tipo: panelas, pratos, copos, xícaras, refratários, travessas, tigelas, potes de plástico, entre outros. Devem ser colocados em compartimentos separados.
  • Reserve um nicho do armário para guardar óleo, azeite, sal e temperos habituais, lembrando que o vinagre fica na geladeira(ainda vejo muita gente guardando vinagre no armário). Esse nicho deve ser próximo ao fogão, mas longe das paredes do forno, que aquecem quando usados e pode favorecer a oxidação de temperos como o azeite, perdendo dessa forma parte de suas importantes propriedades.
  • Economize espaço dependurando as xicaras no teto das prateleiras e as tampas de panelas atras da porta do armário.
  • Evite manter o botijão de gás dentro da cozinha. Além de ser perigoso acaba deixa a cozinha com um ar mais pesado e feio. Não há capinha que deixe-os mais bonitos.
  • Se não houver armário debaixo da pia, use uma tábua para fazer uma prateleira nesse local. É excelente para guardar panelas e outros utensilios.
  • Separe a terceira gaveta para panos de prato e toalha para secar as mãos(afinal não é legal secar as mãos com o pano de prato que se seca a louça), de preferência enrolados como camisetas, afim de otimizar o espaço. Outra para toalhas de mesa de uso cotidiano e para suporte de travessas de panelas quentes, porta-copos.
  • Na quarta gaveta, guardar os guardanapos de papel, porta-guardanapo, argolas de guardanapos, paliteiros e descansa-talheres.
  • Na quinta gaveta, organize os jogos americanos e as toalhas de mesa.
  • Fixe um suporte para papel toalha, alumínio e filme plástico. De preferência longe do fogão, que joga gordura no ar e pode dificultar a limpeza do suporte.
  • A preparação de alguns alimentos exige tempo cronometrado, para conseguir seu melhor resultado, porisso coloque um relógio a vista. A menos que você tenha relógio e timer no micro-ondas e faça bom uso deles, digo isso por que conheço muita gente que tem isso no micro ondas e nem sabe usar.
  • Use um lixinho pequeno na cozinha, para ser trocado sempre, só isso evita  o aparecimento daquelas mosquinhas de lixo e consequentemente o mau cheiro, as lixeiras grandes com sacos de lixo preto devem ficar no quintal. Recomendo lavar as lixeiras de pia diariamente e semanalmente com agua sanitária.


 

  • Liquidificador, batedeira e outros eletrodomésticos pequenos devem ficar na medida do possível dentro dos armários. À vista só durante o uso, caso contrário acumula gordura e te dá mais trabalho para limpar a cozinha.


 

  • Conchas, escumadeiras, espátulas, colheres, garfos, facas e utensílios utilizados na hora de cozinhar devem ficar preferencilamente próximos ao fogão. Afinal não vá deixar a comida queimando enquanto você procura uma concha ou colher.


Vejo muita gente que deixa esses utensílios pendurados. Eu prefiro deixar parte numa gaveta e parte pendurada dentro de algum armário proximo ao fogão. Isso evita que fiquem engordurados e tenha que lavá-los semanalmente, mesmo sem tê-los usado.

Potes de plástico não são os mais adequados por concentrarem muita gordura e cheiro, prefira os potes de vidro, que desnegorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiênicos.

Mas para quem tem criança o uso constante de potes de vidro pode ser meio complicado, daí não tem jeito, os potes de plástico acabam sendo mais seguros quanto a quebra, mas a manutenção deles tem que ser rigorosa, se começarem a pegar cheiro, ficarem embaçados(o que dificulta a remoção da gordura) está na hora de trocar.

Para uso diário dê preferência aos jogos americanos ou toalhas de plástico, pois são fáceis de limpar e higienizar(aplique álcool 70º). Sei bem o que é ficar tirando manchas de toalha de mesa, dá até arrepio quando tem macarronada.

O escorredor de pratos deve estar em boas condições de higiene e em bom estado, seja de pratos, copos ou talheres, é imprescindivel que o escorredor esteja sempre limpo, afinal a louça limpa fica acomodada nele até ser seca e guardada.
 

Para organizar os talheres de mesa nas gavetas, sugiro que sejam acomodados na segunda gaveta, a primeira sempre reservo para os talheres de serviço (espremedor de alho, colheres, conchas, escumadeiras, espremedor de limão, carretilha de pizza, espátulas, entre outros). O ideal é deixar mais próximo do fogão tudo o que se usa para o preparo no fogo. Se puder fazer algumas repartições fica melhor que deixar tudo solto dentro da gaveta.

Faça uso do separador de talheres para organizar a gaveta dos talheres de mesa, se necessário use até mais separadores, se a gaveta comportar coloque um separador sobre o outro, deixando é claro os talheres de mesa de uso diário tipo garfo, colher e faca na parte de cima e os talheres de sobremesa, café e chá embaixo.

Para os talheres de ocasiões especiais, sugiro que os mantenha em estojos bem limpos e secos, para evitar que oxidem e manchem. Agora, se o estojo está ocupando muito espaço, transfira os talheres para rolos de tecido e mantenha o em local seco.

Mesmo sem vazamento, a umidade é constante em virtude da presença do sifão. Por isso, não se deve colocar panelas debaixo da pia porque podem enferrujar. No entanto, é um ótimo lugar para organizar todos os potes plásticos. Você pode deixar todos abertos e separar as tampas por tamanhos ou guardá-los fechados, depende do tamanho disponível.

Para guardar os temperos tipo cominho, alecrim, orégano, pimenta do reino, outros, você pode aproveitar vidros de geléia. Eu adoro os de cogumelos, e fazer conjunto para os seus condimentos.

Mas não deixe nada com cara de improviso: pinte as tampas com tinta a óleo e sinalize as para não fazer confusão depois na hora do preparo da refeição.

Agora em relação aos mantimentos, sei que hoje temos pouco espaço e com atual economia podemos fazer as compras semanalmente, e assim o espaço para guardá-las pode ser reduzido também, o ideal é juntar o que é da mesma família: doces com doces, latas com latas, farinhas com farinhas e com rótulos à vista.

 

Separe o que já foi aberto do que está fechado e ao chegar das compras, passe o antigo para frente e coloque o novo atrás, respeitando o prazo de validade dos alimentos.

Evite deixar comida pronta por muito tempo em cima do fogão, isso pode fazer com que a comida estrague, o ideal é preparar, consumir e guardar adequadamente na geladeira.

Em cima da pia, evite deixar a esponja e os produtos de limpeza úmidos. Lave bem a esponja sempre após o uso, e semanalmente, coloque-a dentro do micro ondas por 5 minutos para eliminar as bactérias. Detergente, limpa alumínio e saponáceo devem ser sempre secos após o uso. Evite ambientes úmidos, pois favorece a proliferação de bactérias.

Nas tábuas de carne, dê preferência as de vidro e plástico branco. As de madeira retém o suco das carnes em fendas e contribui na proliferação de fungos e bactérias. Tanto a de vidro como a de plástico podem ser higienizadas com água sanitária periodicamente, o que elimina eficazmente as bactérias.

O ideal é ter uma tábua para manipular carnes e outras para legumes e verduras, assim evita-se a contaminação cruzada de alimentos. Na hora de guardar, o ideal que seja perto da pia, pendurada, que seja atrás de alguma porta.

Verifique se não há vazamentos ou entupimento nos canos, ou a torneira esteja em perfeitas condições, às vezes uma simples troca de borracha ou a troca da fita de vedação pode fazer milagres.

Com tudo em seu lugar, a limpeza é fundamental numa cozinha, faça uso dos desengordurantes e dos produtos de limpeza pesada, e tenha mais um lugar em sua casa para receber os amigos.

Agora com a cozinha limpa e organizada, coloque uma flor branca num vaso, se não tiver um vaso pode ser uma garrafa bonita, ou jarra, e se não tiver flor branca, pode ser da cor que combine com sua personalidade e estilo de sua cozinha (só não pode ter um cheiro forte, que pode conflitar com o cheiro da comida), gelar a bebida, separar os copos, preparar um tira gosto e bater aquele papo gostoso com seus amigos. Aproveite essas dicas e transforme sua cozinha em um ambiente confortável para todos.

E ai curtiu as dicas agora é só por em pratica aproveite esse final de semana e chame os amigos para um bom bate papo.

Becitos e até a proxima.

 

—————

Voltar