Conheça os segredos do escondidinho de carne seca e aprenda a prepará-lo. Veja as dicas!

27/11/2009 14:07

 

 

Olá, esse artigo é para responder a perguntas que estou recebendo a respeito, espero que todas(os) possam aproveitar.

Afinal na hora da compra, acho que temos que saber exatamente o que estamos comprando. Quem aqui compra carne seca, seja pra feijoada, arroz carreteiro ou simplesmente para fritar com mandioca, sabe exatamente o que está levando pra casa?

Existem sutis diferenças entre carne seca, carne de sol e charque, como poderemos conferir a seguir.

A diferença reside basicamente na técnica de preparo. Todas são feitas com carne bovina, sendo que a carne de sol, depois de cortada, é ligeiramente salgada e deixada em locais cobertos e bem ventilados.

Como exige um clima muito seco, o preparo da carne de sol só é possível nas regiões semi-áridas do Nordeste. A secagem é rápida, formando uma espécie de casca protetora que conserva a parte de dentro da carne úmida e macia. Dos três tipos de carne desidratada, é a que cozinha com maior rapidez.

Já a carne seca, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul, ou jabá (do tupi yaba ou jabau, que significa fugir, esconder-se), é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. As "mantas" de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação.

O charque, típico da região Sul do Brasil (o nome vem do dialeto quíchua charque, língua dos índios que habitavam a região dos Andes), é preparado de modo similar ao da carne seca. O diferencial está na maior quantidade de sal e de exposição ao sol ao qual o charque é submetido, o que lhe garante uma maior durabilidade. FONTE: Sadia

Aproveitando agora que você já sabe reconhecer as principais diferenças e características de cada um, que tal sair hoje para o mercado e comprar uma carne seca para fazer um delicioso e maravilhoso escondidinho de carne seca? Confira a seugir a receita e receba elogios na mesa!
 

Ingredientes


Ingredientes para preparo da carne seca:

  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 50 g de bacon picado em cubos bem pequenos
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 170 g de carne seca (dessalgada, cozida por 1 hora mais
  • ou menos e desfiada)
  • 2 tomates sem pele e picados (com as sementes)
  • 1/2 xícara (chá) de água


Ingredientes para o purê de mandioca:

  • 400 g de mandioca cozida
  • 300 ml de leite
  • 160 g de queijo parmesão ralado fresco
  • 1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina)
  • sal, se necessário


Modo de Preparo

Modo de preparo da carne seca: Numa panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina), junte 50 g de bacon picado, deixe dourar. Acrescente 1 cebola pequena picada, os 3 dentes de alho picados, doure. Junte a carne seca (dessalgada, cozida e desfiada), os 2 tomates pelados (c/sementes) e picados, a 1/2 xícara (chá) de água e deixe apurar. Modo de preparo do purê de mandioca: No liquidificador, bata os 400 g de mandioca cozida, os 300 ml de leite e os 160 g de queijo parmesão ralado fresco. Numa panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, despeje a mandioca batida com o leite e o queijo, acerte o sal se necessário. Montagem: - carne seca refogada - queijo parmesão ralado fresco - purê de mandioca -Catupiry Numa vasilha coloque a carne seca, o queijo ralado, cubra com o purê de mandioca, polvilhe queijo ralado e leve para o forno para gratinar (dourar).  Fonte: maisvoce.com.br

Logo que fico pensando no gostinho desse escondidinho já me dá até água na boca! E nada melhor do que uma cervejinha geladinha para acompanhar o escondidinho do almoço de domingo com a família, não?

BECITOS E ATÉ A PROXIMA.
 

 

—————

Voltar